Catálogo de Serviços de TI

O Catálogo de Serviços, conforme definido pelo ITIL, é um subconjunto do Portfólio de Serviços da Organização, que consiste de todos os serviços ativos e aprovados que podem ser oferecidos aos atuais e futuros clientes da organização. É, ainda, uma virtual projeção da capacidade do provedor de serviços de TI de entregar valor para seus clientes (Office of Government Commerce, 2007).

O objetivo do Gerenciamento de Catálogo de Serviços é fornecer uma única fonte consistente de informações sobre todos os serviços acordados, e garantir que esses serviços estão amplamente disponíveis para aqueles que têm permissão para acessá-los.

A principal informação contida no processo de Gerenciamento de Catálogo de Serviços é o próprio Catálogo de Serviços. A entrada principal para esta informação vem do Portfólio de Serviço e através ou do Gerenciamento do Relacionamento com o Negócio ou do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço.

Governança de TI

Segundo o ITGI (2002), “Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização”.

Sistemas

É toda infraestrutura não-física de tecnologia do IFRO, cuidadosamente desenvolvida, já considerando seu ciclo de vida e possibilidades de evoluções, ampliações e complementações.

Infraestrutura

É a base da capacidade planejada de TI disponível para o IFRO, combina toda a capacidade compartilhada de TI em um ambiente tecnológico para processos realizados digitalmente.


Portfolio

Acesso à Informamação

Permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.

Ouvidoria

A Ouvidoria é um espaço aberto para a sociedade. Por meio deste canal de atendimento o IFRO recebe e responde manifestações, que são: sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

Painel de Indicadores

Sistema com o objetivo de facilitar o processo de coleta de informações que estavam descentralizadas em diferentes sistemas, o que demandava tempo e esforço para coletar os dados.

Conselho Superior (CONSUP)

O Conselho Superior é o órgão máximo da instituição, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

SEI-IFRO | Publicações Eletrônicas

O SEI é uma ferramenta que possibilita a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema. As publicações eletrônicas estão disponíveis para acesso aberto a toda a comunidade.

Portal do Aluno

Este canal foi criado para facilitar a sua vida acadêmica, permite que você obtenha informações acadêmicas. Aproveite este espaço desenvolvido especialmente para você!

Virtual.IFRO

O Virtual.IFRO é um sistema que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos presenciais ofertados e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

AVA - Cursos EaD

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão de cursos 100% EaD.

Biblioteca

O utilizado pelo IFRO é um programa de computador livre, para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários.

E-mail Institucional

O e-mail institucional do IFRO é um sistema de comunicação baseado no envio e recebimento de mensagens eletrônicas através de computadores pela Internet. É utilizado o Gmail, pois é um serviço gratuito de webmail criado pela Google.

Formulários - Gestão de Pessoas

Formulário é um documento pré-formatado onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e solicitação de gestão de pessoas.

SIGA-ADM

O SIGA-ADM é o sistemas de gestão administrativo com diversos módulos: Almoxarifado; Patrimônio e Protocolo. Atualmente em fase de descontinuidade, sendo substituido pela SUAP e SEI-IFRO.

Colégio de Dirigentes (CODIR)

De caráter deliberativo, é o órgão representativo no processo decisório. Competente apreciar e recomendar a distribuição interna de recursos orçamentários, financeiros e patrimoniais buscando o aperfeiçoamento da gestão.

Conselho de Ens., Pesq. e Ext. (CEPEX)

É um órgão colegiado de apoio à Administração Geral, tendo como principais competências: propor diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão do IFRO e exercer a fiscalização e o controle do cumprimento de suas decisões.

Sistema Uni. de Adm. Pública (SUAP)

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) foi construído na perspectiva de uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações.

SIGEPE

O projeto Sigepe tem por objetivo desenvolver um novo sistema de gestão de pessoas do governo federal que irá substituir, gradativamente, os sistemas da família Siape (Siape, SiapeCad, SiapeNet e Extrator).

Sistema Eletrônico de Informação (SEI-IFRO)

O SEI é uma ferramenta que possibilita a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Além disso, proporciona a virtualização de processos e documentos.

Boletim de Serviço

O Boletim de Serviços deriva de uma exigência legal, a qual dispõe sobre a publicação dos atos relativos aos servidores públicos civis do Poder Executivo. Os atos nele publicados têm validade jurídica na forma da legislação vigente.

Portal do Professor

É um ambiente virtual no qual o professor registra os dados das aulas, como presença, notas, avaliações e plano de ensino. Busca facilitar, de maneira mais rápida, o registro dos conteudos das aulas.

Sistema Acadêmico

O objetivo do Sistema Acadêmico é facilitar os processos que envolvem professor e aluno, registrando toda a vida escolar/acadêmica, desde a inscrição até a emissão de históricos.

Central de Serviço de TI - GLPI

GLPI é uma solução web Open-source completa para gestão de ativos e helpdesk. O mesmo gerência todos os seus problemas de inventário de ativos/hardwares e software e suporte ao usuário (helpdesk).

Plano de Aual de Atividades - PAT

É um sistema de planeamento que define, “em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução”.

Projetos - Redmine

Redmine é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário e gráficos de Gantt para ajudar na representação visual dos projetos e seus prazos de entrega.

Gestão de Pessoas - Você Saia?

Este é um espaço que disponibiliza informações importantes para os servidores do IFRO. O assunto tratado é referente as dúvidas e curiosidades referentes ao tema gestão de pessoas.

Contato

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) • Av. Gov. Jorge Teixeira, 3146 - Setor Insdustrial• Porto Velho - RO, 76821-002, BRASIL • Phone: (69) 2182-3806 • Email: dgti@ifro.edu.br • Web: ifro.edu.br